Riscos à visão com o aumento de uso de telas na quarentena
- AFG Comunicação

- 20 de mai. de 2020
- 1 min de leitura

Com as normas para o distanciamento social devido à Covid-19, cada vez mais as pessoas estão usando smartphones, tablets e computadores. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB) alerta que vem se acentuando a Síndrome Visual Relacionada a Computadores (SVRC): uma série de sintomas visuais, como cansaço, sensação de corpo estranho, ardência, dor, irritação, vermelhidão, ressecamento e turvação visual.
Estima-se que até 90% dos usuários de computador por mais de três horas diárias apresentam algum tipo de sintoma relacionado à SRVC. Uma das principais causas desse cansaço visual é o ressecamento ocular, mais conhecida como Síndrome do Olho Seco.
A diminuição do piscar, associada a outras condições ambientais, oculares e sistêmicas, com o ar condicionado, ventiladores, pouca ingestão de líquidos, uso de medicamentos (diuréticos, betabloqueadores) e o fumo podem contribuir para agravar a SVRC.
Recomendações
A maioria dos indivíduos pisca 10 a 15 vezes por minutos. Estudos mostram que esta taxa pode diminuir até 60%, quando o usuário está em frente a uma tela. Por isso, são recomendadas pausas de 5 a 10 minutos por hora. Para turnos maiores, como de 4 horas no computador, smartphone e tablet, as pausas mais longas são ainda mais necessárias para evitar maior desconforto visual.








Comentários